O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou neste domingo (7) pela primeira vez um mecanismo emergencial criado para lidar com o excesso de oferta de energia em períodos de baixa demanda. A medida foi adotada em um cenário de elevada geração de fontes renováveis, especialmente solar e eólica, combinada com consumo reduzido típico dos fins de semana.
O plano, desenvolvido para evitar desequilíbrios no sistema elétrico nacional, permite ao ONS determinar cortes temporários na produção de energia quando a oferta supera significativamente a demanda. O objetivo é preservar a estabilidade da rede e evitar riscos operacionais.
Nos últimos anos, o Brasil ampliou fortemente sua capacidade de geração renovável. A expansão das usinas solares e eólicas trouxe benefícios ambientais e econômicos, mas também criou desafios para a operação do sistema elétrico.
Em determinados momentos, principalmente em dias ensolarados com ventos favoráveis e baixo consumo de energia, a produção pode superar a necessidade do mercado. Como a eletricidade precisa ser consumida praticamente no mesmo instante em que é gerada, o excesso pode provocar instabilidades na rede.
