Governador acredita na recuperação de R$ 1.4 bi do Rioprevidência

Ricardo Couto, governador em exercício do Rio de Janeiro, afirmou que existe a expectativa de recuperar cerca de R$ 1,4 bilhão investidos pelo RioPrevidência no Banco Master. Segundo ele, o Estado chegou a aplicar mais de R$ 3 bilhões na instituição, que acabou liquidada após a identificação de irregularidades.

Couto disse que o governo estadual já entrou com medidas judiciais para buscar o ressarcimento. Ele informou que decisões favoráveis ao Estado foram obtidas e que parte dos recursos está bloqueada como garantia para indenização, ressaltando que o governo seguirá concentrando esforços para resgatar os valores.

O governador também mencionou que os investimentos tiveram aumento de 7 vezes em um ano sem aval de comitê da entidade. Além disso, afirmou que o RioPrevidência foi o único cotista de dois fundos ligados ao Banco Master: Arena (renda fixa) e Horizonte I (renda fixa longo prazo).

Na reunião com o ministro da Fazenda, Couto tratou do tema da dívida estadual. Ele explicou que uma liminar do STF reduzia as prestações mensais para R$ 270 milhões, mas que essa medida vence em julho; sem ela, as parcelas poderiam subir para R$ 436 milhões ao mês. Com adesão ao Propag, a estimativa é cair para R$ 119 milhões, gerando economia de cerca de R$ 4 bilhões por ano.

Por fim, Couto mencionou negociações com a Petrobras, com possibilidade de crédito para ajudar na quitação da dívida e antecipar três anos no pagamento, com previsão de assinatura do acordo até o fim do mês. Também participará de reunião no Ministério da Justiça sobre a área da Refit em Manguinhos, estudando desapropriação para usar recursos da venda no pagamento de dívidas, já que o grupo é citado com dívida superior a R$ 13 bilhões com o Estado.

DQ

error: Nada disso!