Os tribunais regionais eleitorais (TREs) estão com inscrições abertas para ampliar e renovar o banco de mesários voluntários que atuarão nas eleições gerais de 2026, em outubro. O cadastro pode ser feito de forma permanente na justiça eleitoral, e cabe ao mesário fiscalizar o processo nas zonas eleitorais.
Desde março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza uma campanha convocando colaboradores para atuarem como mesários. As ações envolvem conteúdo divulgado em rádio e televisão e também adaptado para redes sociais como Instagram, TikTok e LinkedIn, com foco no recrutamento de novos participantes, inclusive do público mais jovem.
Podem se inscrever eleitores com mais de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral. Não podem ser mesários quem concorre a cargo elegível nesta eleição, nem parentes de até segundo grau de candidatos; também ficam impedidos membros de diretórios de partidos que exerçam função executiva. Autoridades policiais igualmente não podem ser convocadas, pois participam do processo eleitoral de outras formas, como segurança dos locais e transporte de urnas.
O voluntário pode se cadastrar online, de preferência pelo aplicativo e-Título, ou pelos sites dos TREs. Se selecionado, a confirmação ocorre por carta convocatória oficial, com informações sobre função, treinamento e datas/locais do pleito, e muitos tribunais também enviam a convocação digitalmente. O treinamento é orientado pelo TSE no aplicativo Mesário, e os convocados recebem ainda orientações específicas para atuar como mesário, secretário ou presidente de mesa; a ausência sem justificativa no dia da eleição pode gerar penalidade, e justificativas como atestado médico são analisadas.
Para se cadastrar acesse o site do Tribunal Eleitoral de sua região ou no app e-Título
