Alertas nos celulares tocaram em horários diferentes entre estados

Na madrugada, moradores do Rio de Janeiro foram acordados às 01h23 com um alarme falso de “alerta extremo” em seus celulares. O incidente gerou grande susto e há fortes indícios de que o sistema da Defesa Civil tenha sido hackeado, já que uma situação idêntica ocorreu cerca de duas horas antes em Curitiba.

Na capital paranaense, o susto aconteceu logo após o jogo entre Brasil e Haiti. Os moradores receberam um alerta sonoro com uma mensagem enigmática contendo apenas a palavra “misantropia”, sem qualquer explicação aparente.

No caso do Rio de Janeiro, a suspeita de invasão ganhou ainda mais força. Além do alarme sonoro nos aparelhos, alguns usuários relataram o recebimento de uma mensagem no WhatsApp com o texto: “misantropo ADRESS RJ burros dms pprt”.

​A linguagem informal e hostil utilizada na mensagem não possui nenhuma relação com alertas reais de emergência. Esse fator sugere fortemente que invasores conseguiram acesso indevido à plataforma oficial utilizada para emitir os avisos à população.

Diante do ocorrido, a Defesa Civil do Paraná e a prefeitura de Curitiba negaram a autoria dos disparos, esclarecendo que não havia previsão de nenhum evento climático severo e que o sistema utilizado não é operado pelo município.

​Os disparos foram feitos via Cell Broadcast, tecnologia que projeta o alerta na tela e emite som mesmo com o celular no silencioso. A Anatel e a Defesa Civil Nacional investigam o caso, levantando uma preocupação real sobre a segurança de um sistema essencial para salvar vidas.

Fontes: Msite, G1

DQ

error: Nada disso!