Fim do pagamento em dinheiro nos ônibus municipais do Rio a partir de 30 de maio
A Prefeitura do Rio anunciou que, a partir de 30 de maio, os ônibus municipais deixarão de aceitar pagamento em dinheiro. A mudança faz parte de um processo de modernização do sistema de transporte público da cidade.
Com a nova regra, o embarque nos ônibus municipais será realizado exclusivamente por meios eletrônicos, através do Jaé e do Riocard este último apenas para passageiros que utilizam o Bilhete Único Intermunicipal (BUI).Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a medida busca trazer mais eficiência ao sistema, com benefícios como redução no tempo de embarque, maior controle da arrecadação tarifária e aumento da segurança dentro dos coletivos, eliminando também o manuseio de dinheiro pelos motoristas.
Os benefícios do Bilhete Único Carioca (BUC) e do Bilhete Único Margaridas (BUM) continuarão disponíveis apenas pelo sistema Jaé.
Para quem precisa adicionar créditos, a recarga em dinheiro seguirá disponível em máquinas de autoatendimento, bilheterias e pontos credenciados. Já pelo aplicativo, será possível recarregar usando Pix ou cartão de crédito, com liberação imediata dos créditos.
